Laila Rotter Schmidt





O 3o concurso de design do Portal Projetar.org desafiou estudantes de design e áreas afins a criar a identidade visual para o Museu da Criatividade, que foi objeto do 23o concurso para estudantes de arquitetura. O Museu da Criatividade - MUC, foi idealizado no terreno onde se instalou a primeira gráfica do país para abrigar o acervo de artes visuais da Zupi.

Como estratégia de divulgação, decidimos lançar o 3o concurso de design durante o Pixel Show, festival de criatividade promovido pela Zupi, junto com a revelação dos vencedores do 23o concurso de arquitetura.

Para divulgar o 3o concurso de design, criamos uma textura modular, formada pela repetição dos caracteres “003 MUC”, e uma ação em três etapas.

Antes do Pixel Show, o Portal Projetar.org e todos os materiais de divulgação do Concurso 003 exibiam esta textura projetada sobre uma tela branca.


Durante o Pixel Show, convidamos todos os participantes a fazer parte do Museu da Criatividade, incluindo suas produções na Galeria MUC.

Funcionou assim: os participantes do Pixel Show fotografavam suas criações e publicavam no Instagram com a #galeriamuc. Nosso bot capturava essas imagens e criava, em tempo real, uma galeria de imagens que era projetada no Lounge da Projetar dentro do Pixel Show. As imagens também ficavam disponíveis no www.galeriamuc.com.br






Enquanto parte da imensa do Lounge recebia imagens projetadas, a outra parte servia como tela em branco para que a galera pudesse se expressar, conferindo uma dimensão ao mesmo tempo digital e analógica para a Galeria MUC.

Depois do Pixel Show, o Portal Projetar.org e todos os materiais de divulgação do Concurso 003 exibiam a mesma textura de antes, porém agora contendo as imagens criadas pelos participantes do Pixel Show e publicadas com a #galeriamuc.




Tanto o primeiro banner, sem a imagens, quanto o segundo, com as imagens, foram projetados e depois fotografados, para fazer alusão à projeção durante o Pixel Show, e conferir uma estética pixelada e luminosa de forma realista.